A Horpozim fundada em 1987 por 36 horticultores demonstrando os objectivos claros e a vontade de criar uma associação coesa e forte para se afirmar atenta aos problemas, direitos e necessidades dos horticultores visando, ainda, a qualidade e a modernização dos métodos e culturas. É a única estrutura associativa da região não comercial, que promove a horticultura local e defende os interesses dos horticultores desta região, possui mais de 600 associados cuja proveniência incide sobre três concelhos: Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Esposende.

 

No decorrer de todos estes anos, a associação sobreviveu graças ao esforço dos seus dirigentes e associados. Não houve por parte das entidades locais qualquer apoio para fazer face às despesas correntes. Felizmente foram criadas fontes de rendimento próprias que permitem, com algumas dificuldades, uma autonomia financeira. Estamos cientes que muito contribuímos para o desenvolvimento da economia da região e a ligação de muitos jovens à actividade, tornando-a uma das principais fontes de geração de riqueza para este concelho.

 

Assim, deverá haver uma relação mais próxima entre autarquias, freguesias e outros organismos públicos e a Horpozim, no sentido de trabalharem em prol do desenvolvimento hortícola desta região.