» Contabilidade Fiscal

O gabinete de contabilidade fiscal tem demonstrado a sua importância pelo apoio mais rápido e eficaz prestado aos associados no processamento e tratamento contabilístico, ligação às entidades competentes, análise das demonstrações financeiras.

Neste departamento além da actividade referida, são prestados outros serviços, como preenchimento de declarações de IRS, preenchimento de impressos e tratamento de outros processos e documentos inerentes à actividade empresarial e pessoal.

 

» Assistência

Tratamento e encaminhamento de processos de candidatura ao gasóleo agrícola e electricidade verde.
Análises: No âmbito de protocolo com DRAP-Norte ( Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte), são realizadas análises, nomeadamente a terra, água, nematodes, plantas, etc.

Após a chegada dos resultados, o gabinete técnico faz a sua interpretação e aconselhamento, evitando assim excessos e gastos desnecessários, permitindo a poupança e também a diminuição de impactos negativos no meio ambiente.

 

» Apoio técnico

Aconselhamento e acompanhamento técnico sobre as culturas aos associados;

Avaliação das necessidades nutricionais e fitossanitárias das culturas, para uma correcta tomada de decisão dos associados;

Recolha de análises de água, resíduos, solos e plantas, entrega junto dos laboratórios e emissão de recomendações técnicas aquando da entrega dos resultados analíticos;

Elaboração e distribuição do Boletim Informativo da Horpozim – “Terra Lavrada” como instrumento de divulgação de informação considerada relevante;

Actualização e distribuição dos cadernos de substâncias activas homologadas por cultura;

Apoio na promoção dos hortícolas produzidos na região a nível internacional;

Cooperação na realização de acções de formação profissional;

Cooperação com empresas de produtos fitofarmacêuticos no apoio e desenvolvimento necessários à introdução de novas substâncias activas de interesse ao sector hortícola, na região;

Cooperação com Universidades e Institutos na elaboração de ensaios e no desenvolvimento de trabalhos de investigação;

Apoio à regularização e legalização de captações de água subterrânea;

Preparação das candidaturas para ajudas ao investimento (electricidade verde, gasóleo agrícola);

Realização de ensaios experimentais com práticas culturais diferentes das utilizadas na região, de molde a apurar soluções para problemas;

Representação em reuniões a nível governamental, confederativo e ministerial;

Acompanhamento de visitas de estudo na região;

Ajuda no preenchimento dos livros de registo das fertilizações da Zona Vulnerável nº1 e das fichas de rastreabilidade;

Elaboração de relatórios de diagnóstico da exploração agrícola dos associados, com vista ao cumprimento das Boas Práticas Agrícolas e Ambientais.

 

» Elaboração e acompanhamento de projectos de investimento agrícola

Apoiar as empresas suas associadas na elaboração de projectos de candidatura a programas nacionais e comunitários de apoio. Intervindo no enquadramento dos investimentos que a empresa pretende realizar nos sistemas de incentivos disponíveis, elaborando os estudos técnicos/económicos e os dossiers de proposta aos vários sistemas disponíveis, todo o acompanhamento à realização do investimento e organização dos dossiers de pedido de pagamentos de incentivos e acompanhamento das auditorias de verificação física e contabilística.

Diagnósticos de Situação e de Necessidades.

Elaboração e Análise de Projectos de Investimento.

Candidaturas a Sistemas de Incentivos

Acompanhamento Pós-Candidatura.

 

» Formação Profissional

A necessidade de formação profissional verifica-se em qualquer actividade sendo que o impacto no desenvolvimento das empresas pela “nova” forma de estar é notório.

A Horpozim, preocupada com o futuro da horticultura e no acompanhamento da evolução das necessidades, também legislativas, tem desde 1993 promovido formação essencialmente para o Jovem Empresário sem a qual não poderiam se desenvolver.

Começou, na altura, com os cursos financiados e alguns não-financiados em área fundamentais como: Empresários Agrícolas; Operadores de Máquinas Agrícolas; Sanidade Vegetal; Horticultura; Agro Informática. Tendo passado por estas acções mais de 1000 formandos.

Hoje e pela imposição legislativa, mas também pela necessidade de evolução nomeadamente no cuidado a ter na comercialização do mesmo, as acções são:

Aplicação de Fito fármacos

Fertiregra

Higiene e Segurança no Trabalho

Adubação (praga e doenças)

Aperfeiçoamento e comercialização do produto

 

» Implementação de Sistemas de HACCP

HACCP (inglês) que significa Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), é um sistema de gestão de segurança alimentar que se baseia-se em analisar as diversas etapas da produção de alimentos, analisando os perigos potenciais à saúde dos consumidores, determinando medidas preventivas para controlar esses perigos através de pontos críticos de controle. Mantendo estes pontos sob controlo garante-se a conformidade dos produtos produzidos